domingo, 28 de novembro de 2010

PRAZO CRÍTICA LITERÁRIA OU FÍLMICA

Atendendo a pedidos, informo que o prazo de entrega do artigo de crítica literária foi dilatado para o dia 10/12, impreterivelmente, no mesmo dia em que deverão me entregar os vídeos. Por favor, administrem esse tempo, pois não haverá outra prorrogação.

Destaco, também, que vocês podem escolher entre 1) filme, 2) vídeo ou 3) literatura infantil ou juvenil. Em outras palavras: escolham apenas um dos três mencionados.

2 comentários:

  1. ok, Lucia. Será muito bom para nossas reflexoes esse momento critico.
    um beijo e até amanha na aula.
    Lygia Fuentes

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  2. Uma analise literária dos Três Porquinhos

    Pedagogia, 2° semestre
    Lais silva,Jaqueline Santana, Rafaela Fraga e Tiane Melo.

    O livro os Três Porquinhos, na edição GIRASSOL Coleção Itaú de livros Infantis, trás a historia de três porquinhos que após crescerem foram orientados a seguir, cada um, o seu rumo então o primeiro porquinho escolheu construir a sua casa de palha, só que o lobo observado soprou a casa e o comeu; o segundo porquinho fez a casa com galhos de arvores e aconteceu com ele o mesmo que aconteceu com o primeiro porquinho; o terceiro porquinho construiu a casa de tijolos e o lobo não conseguiu derrubar a casa e comê-lo e assim o terceiro porquinho salvou os outros dois, sendo que cada um aprendeu uma lição, ou seja, se deve construir seus projetos em bases solidas e que não se devem queimar etapas.
    Analisando este livro, observamos alguns pontos importantes, como o lobo que cumpre seu papel fixo de malvado e sagaz, ou seja, ocorre a bipolaridade mal x bem, o lobo representando o mal e os porquinhos o bem.
    “Trata-se, assim, o estatuto da personagem (agente da narrativa), que cumpre funções específicas na intriga a partir de um conjunto de ações que a qualifica como herói, falso herói, agressor, doador, mandante, auxiliar, pessoa procurada – as sete funções caracterizadas por Propp”.(PALO, 2006, p. 21)
    Outro aspecto é a segmentação do conto que tenha formato convencional (ordem – desordem – ordem), assim como podemos ver na historia da Chapeuzinho Vermelho.
    Foi também observado a existência da verossimilhança no decorrer do conto, onde se percebe uma proximidade da historia com realidade, principalmente, no momento em traz a questão do individuo se tornar independente (sair da casa dos pais), mostrando que o individuo deve tomar cuidado com suas escolhas, e como já foi dito antes, construir essa vida nova de forma estável, com base solidas para que não venham tempos difíceis e derrubem “a casa”.
    Quanto às imagens que encontramos na historia, essas ilustram fielmente o que o texto traz, ao demostrar o ambiente e as ações dos personagens, “procurando responder a questão, promovendo formas de diálogos entre a imagem – a ilustração – e o texto verbal” (PALO, 2006, p. 16). Por fim este livro pode ser utilizado com crianças a partir de 8 anos, para assim já começarem a refletir sobre esse futuro de “independência”, frente ao mundo que os aguarda.

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