quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TEXTO DE CRÍTICA

Quando estiverem escrevendo o artigo de crítica, tenham sempre em mente o seu público. O artigo será eleborado para pessoas interessadas em crítica literária, geralmente universitários ou profissionais da área de educação ou das artes.

Pensem no objetivo do artigo, o motivo da escolha do livro e do filme e porque eles são importantes para o seu leitor. Depois disso, deixe claro para o seu leitor o seu lugar de fala, isto é, vocês são estudantes de graduação, do segundo semestre, cujo trabalho resulta das aulas de uma determinada disciplina do curso. Este aspecto é importante porque o seu leitor já saberá de antemão o que deve esperar de seu texto. Sem exigir nada além ou aquém deste.

Em seguida, você informa o que você vai discutir em seu texto, isto é, quais os conceitos a serem utilizados por vocês para a análise dos textos (fílmico e literário). Informe também que textos você leu para dar embasamento às suas reflexões. Ex.: a reflexão [ou análise ou, ainda, estudo] terá como base o conceito de (xxxxx), de fulano de tal. Ao escolher o conceito, explique ao seu leitor a sua importância para a educação (nosso eixo).

Em se tratando de texto literário, existem conceitos que são fundamentais: enredo, voz narrativa, personagem, tempo, espaço. Além desses mais estruturais, existe ainda o conceito de tema e figurativização que também são muito importantes. Veja um trecho sobre esses dois conceitos:




"Para Fiorin (1989:65), o tema é

... um investimento semântico, de natureza puramente conceptual, que remete ao mundo natural. Temas são categorias que organizam, categorizam, ordenam os elementos do mundo natural.

Parte-se, assim, de uma abstração para uma concretização - a figurativização - que, por sua vez, remete ao mundo natural. Essa abstração é concretizada pelo revestimento figurativo que cria um efeito de realidade, pois constrói uma imagem do real e representa, assim, o mundo.

É preciso, pois, descobrir o tema subjacente às figuras para que elas tenham sentido porque são sempre a concretização de um tema. Para analisar um texto do ponto de vista da tematização ou figurativização, não interessa isolar a figura ou o tema. Muito pelo contrário, porque mesmo sendo opostos, os dois elementos são complementares. Segundo
Courtés (1991:164):

...o figurativo refere-se ao mundo exterior, perceptível pelos sentidos: o temático concerne ao mundo interior as construções propriamente mentais com todo o jogo de categorias conceptuais que os constituem.


Fiorin (1990:72) confirma essa relação entre o temático e o figurativo quando afirma que

 ... os temas são palavras ou expressões que não correspondem a algo existente no mundo natural mas a elementos que categorizam, ordenam a realidade percebida pelos sentidos.

e concebe as figuras como elementos concretos:

…são elementos ou expressões que correspondem a algo, existente no mundo natural: substantivos concretos, verbos que indicam atividades físicas, adjetivos que expressam."

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