O filme Megamente (Megamind, 2010) de Tom McGrath, será lançado no dia 03 de dezembro. Um fato curioso e merecedor de estudo é a estratégia mercadológica de mostrar os dubladores - atores famosos - nos filmes de animação.
Em Megamente, o protagonista foi dublado por Will Ferrel, além de contar com a participação de Tina Fey, Brad Pitt, Ben Stiller e Jonah Hill. Este chamariz tem sido utilizado já há um certo tempo, mas nos últimos anos essa estratégia vem se ampliado como forma de assegurar a presença do público nos cinemas. Aqui no Brasil, alguns DVDs trazem o nome do ator-dublador em destaque, a exemplo de Rodrigo Faro que dublou o personagem Astro Boy do filme homônimo.
É importante que estejamos atentas(os) às estratégias de persuasão e coloquemos isso como objeto de estudo, pois os movimentos, muitas vezes imperceptíveis, projetam mudanças perceptíveis, que afetam diretamente o comportamento. São estratégias que visam seduzir o espectador através dos atores já conhecidos por outras participações: filmes, seriados e telenovelas. Para (a)o pedagoga(o), identificar as estratégias e analisá-las à luz das referências contextuais - históricas, sociais, políticas, econômicas - é uma forma de contribuir cientificamente para as formas de aprendizagem que ultrapassam as salas de aulas, já que nem tudo que é aprendido faz parte das atividades deste quadrante. Aprender é uma ação que ultrapassa as ações escolares e o cinema tem nos ensinado que a aprendizagem requer participação, envolvimento, antes mesmo do espectador ter contato com o tema, com a estória. À vezes nos perguntamos o motivo pelo qual os alunos do ensino fundamental não se envolvem com as aulas de literatura. Talvez seja o caso de observarmos os nossos gestos. Será que antes de entregar o livro ao aluno, estamos preparando o seu espírito para algo novo, surpreendente, mágico?
O dizer é importante, mas como se diz é muito mais.
Raimundo Faro ator-dublador de Astro Boy |
Nenhum comentário:
Postar um comentário