domingo, 12 de dezembro de 2010

A narrativa nos vídeos

Vimos em sala de aula que o narrador (ou narradora) é um elemento importante da narrativa, mas ele não se apresenta com a mesma força no texto encenado.

Na linguagem escrita, a presença do narrador é fundamental para a condução da trama porque é ele quem apresenta as personagens, descreve ambiente, enfim conduz a fábula, juntamente com as ações das personagens. No teatro e no cinema, o narrador tem presença quase nula, principalmente no primeiro, já que o cenário, a ação das personagens "dizem" ao espectador, descrevem a cena, em suma, eles não precisam da mediação do narrador para situar o espectador.

Os vídeos que vocês postaram (não todos) estão muito centrados no narrador. Em algumas produções, ele até compõe a narrativa de forma criativa, mas em outros chega a ser cansativo, explicativo, muito mais próximo de  uma aula expositiva. Sejam menos professoras(es)...

2 comentários:

  1. Sejam menos professores é ótimo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Sim, o tom professoral, extremamente expositivo, entendia as crianças... deixemos a parte "hard" para os adultos. Não se esqueçam que o vídeo é para o público infantil ou juvenil.

    ResponderExcluir