sábado, 4 de dezembro de 2010

APONTAMENTOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Muitos se perguntam: como começar um texto? Eu respondo: de qualquer jeito, mas, podemos racionalizar isso. Vejamos alguns procedimentos comuns. Digamos que o tema seja literatura infantil.

O tema é amplo, claro, e não pode ser escrito em 50min. Como sintetizar séculos em minutos? Essa é a angústia que acomete qualquer um estudante diante de um tema amplo, mas o que ele deve fazer então? Recortar.

O recorte é um termo muito empregado em pesquisa. O aluno tem um problema para discutir, mas sabe que não terá fôlego suficiente para desenvolver durante aquele período. Deste modo, ele deverá delimitar, reduzir o seu campo de estudo. 

Ex.: ao invés de literatura infantil, estudar literatura infantil no Brasil ou ainda literatura infantil na Bahia, em Salvador ou na Fonte do Capim.

No entanto, o que motiva mesmo a escrita não é apenas um tema, mas um problema em torno do tema.

Ex.: a literatura infantil ocupa lugar central na vida cotidiana das crianças e adolescente que moram na Fonte do Capim?

Com o tema e o problema, o estudante-pesquisador (permitam-me a redundância, pois todo aluno deve ser pesquisador) se perguntará: como vou fazer para ter essa resposta?

Ex.: entrevistar crianças e adolescentes no bairro, entrevistar pais e professores, identificar se existe espaços que incentivem a leitura de livros literários, etc


Em seguida virá "a pergunta que não quer calar": Que conceitos devo conhecer e acionar no momento de interpretar os dados?

Ex.: conceito de literatura infantil, a história da leitura, conceito de leitura, entre outros que só poderão ser definidos com os dados levantados.

Agora vem o texto propriamente dito. O aluno pode começar um texto:

a) Através da própria pergunta que o motivou a pesquisar. Essa estratégia lança diretamente para o leitor a inquietação do autor que, por sua vez, tentará responder ao longo do texto. Ele poderá responder diretamente com um "sim" ou "não" ou fará um mistério em torno de sua resposta, isto é, não responde, protela a resposta com outras perguntas ou com outras estratégias.

Ex.: A literatura infantil ocupa local central na vida cotidiana das crianças e adolescente que moram na Fonte do Capim? Não. É essa a realidade das crianças e adolescente que vivem em um bairro (dar as características do bairro)...

Ou

A literatura infantil ocupa local central na vida cotidiana das crianças e adolescente que moram na Fonte do Capim? Como vivem as crianças da Fonte do Capim? De que forma elas desenvolvem as sua potencialidades cognitivas? Há tempos venho querendo trabalhar com as crianças de um dos bairros mais populosos da região da Fazenda Grande: Fonte do Capim.

b) Com uma citação de uma autoridade da área:

Ex.: "A literatura e, em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola." Nelly Novaes Coelho citou o referido texto em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, publicado pela primeira vez nos anos 80. Se a literatura tem esse papel e se as crianças da Fonte do Capim não tem acesso a literatura, podemos concluir que outras linguagens estão cumprindo esse papel. Mas qual ou quais?

c) Dados estatísticos: com esse início, o autor vai tentar articular os dados quantitativos aos qualitativos.

Ex.: 90% das crianças do Brasil não tem acesso aos livros de literatura infantil, afirma "x" (nome do órgão que divulgou os dados). No bairro da Fonte do Capim não é diferente, já que 98% das crianças nunca tiveram acesso a livros de literatura infantil (esses dados só poderão ser coletados com um questionário).

d) Conceito: um conceito traz uma ideia abstrata referente a essência daquele objeto (diz o que é), o que o caracteriza, para em seguida ser aplicado a uma realidade.

Ex.: Literatura infantil é um conjunto de textos que, através de uma linguagem literária, se dirige a um público infantil e juvenil. (caso queiram ampliar, poderia especificar mais informando o que caracterizaria uma linguagem literária e delimitar as fronteiras do infantil do juvenil. A isso chamamos de desdobramento de ideias, quando, a partir de termos amplos, chegamos aos mais específicos, levando-nos imediatamente a nos perguntar: e o que é isso? o que caracteriza? como identificá-lo? quando surgiu? onde? através de quem?

Continuarei com a parte II

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