Concurso para incentivar produção autoral de estudantes inscreve até dia 2Núcleo de JornalismoAssessoria de ComunicaçãoEstão abertas até o dia 2 de abril as inscrições para o 1° Concurso Literário Nadja Nunes, organizado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI da UNEB, em Caetité, por meio do Grupo de Pesquisa Leitura, Cultura e Formação Docente (GPLEC).De acordo com Patrícia Pina, coordenadora do certame, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção literária dos estudantes da UNEB e divulgar as produções “desses iniciantes na carreira autoral”.Podem participar da disputa discentes de todos os campi da universidade, que atendam aos requisitos especificados no regulamento. Entre as regras do certame estão a obrigatoriedade da redação de textos em língua portuguesa e a necessidade do envio de trabalhos inéditos.A temática é livre e os participantes do concurso podem concorrer em duas modalidades: poema e conto ou crônica. As dez melhores produções serão publicadas em um livro com o selo da EdUNEB e os três primeiros vão ganhar ainda um aparelho de som. Além disso, os melhores textos de cada categoria receberão uma placa comemorativa.As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do Campus VI. Os candidatos de outros campi deverão solicitar o envio da ficha de inscrição pelo e-mail nupe.uneb6@gmail.com.Patrícia lembra que o concurso é uma homenagem à diretora da Editora UNEB (EdUNEB), Nadja Nunes, considerada uma referência na defesa da leitura e no empenho pela publicação das produções acadêmicas. “Já estamos
Espaço feito especialmente para a disciplina Literatura e Educação do Curso de Pedagogia, Campus I, da UNEB, com o objetivo de ampliar o canal de interlocução entre estudantes e a professora da disciplina (além de outros interessados no assunto).
sábado, 17 de março de 2012
CONCURSO PARA ESCRITORES INICIANTES
terça-feira, 13 de março de 2012
LOBATO, PIMENTEL OU CASTANHO DE ANDRADE?
O texto abaixo foi transcrito do site "Recanto das Letras" e fala de Thales Castanho de Andrade que teria escrito para o público juvenil antes mesmo de Monteiro Lobato, isso sem falar em Figueiredo Pimentel. Segue o texto:
O primeiro escritor de literatura infantil no Brasil!
Thales Castanho de Andrade nasceu no dia15 de setembro de 1890, em Piracicaba, no antigo Bairro Alto na bela cidade de Piracicaba. Filho de José Miguel de Andrade e Castorina Castanho de Andrade, ele natural de São Pedro e ela de Capivari.
Fez o curso primário em Piracicaba, tendo sido aluno do Grupo Escolar Moraes Barros. Diplomou-se professor normalista pela antiga Escola Complementar, depois Escola Normal Oficial e hoje Instituto de Educação “Sud Mennucci”, da qual veio a ser professor de História do Brasil, História Geral e outras disciplinas, bem como também seu Diretor.
Fez o curso primário em Piracicaba, tendo sido aluno do Grupo Escolar Moraes Barros. Diplomou-se professor normalista pela antiga Escola Complementar, depois Escola Normal Oficial e hoje Instituto de Educação “Sud Mennucci”, da qual veio a ser professor de História do Brasil, História Geral e outras disciplinas, bem como também seu Diretor.
Lecionou também na Escola de Comércio “Cristóvão Colombo” e no Colégio Piracicabano. Foi Inspetor Técnico do Ensino Rural. Exerceu o cargo de diretor Geral do Departamento de Educação, cargo em que, por lei, foi efetivado. Elaborou um método de alfabetização, adotado pelo governo mexicano com sucesso, permitindo que em pouco mais de dois anos resultasse na educação de um milhão e meio de analfabetos, estando incluída nesse rol enorme quantidade de índios.
Em 1967 João Chiarini (professor, historiador, folclorista) teve a idéia de promover uma condigna homenagem ao mestre Thales, é que Piracicaba comemoraria nesse ano, duzentos anos de sua fundação. A idéia foi encampada pelo Delegado de Ensino local, prof. Benedito Paes Silvado, instituindo nos Grupos Escolares do Município: “A Semana Thales de Andrade”. O fato alcançou grande repercussão, em toda a população piracicabana e paulista. A imprensa local acolheu e publicou uma quantidade enorme de artigos sobre Thales, assinados por jornalistas, educadores e escritores, o mesmo ocorrendo na grande imprensa paulistana.
Em 1967 João Chiarini (professor, historiador, folclorista) teve a idéia de promover uma condigna homenagem ao mestre Thales, é que Piracicaba comemoraria nesse ano, duzentos anos de sua fundação. A idéia foi encampada pelo Delegado de Ensino local, prof. Benedito Paes Silvado, instituindo nos Grupos Escolares do Município: “A Semana Thales de Andrade”. O fato alcançou grande repercussão, em toda a população piracicabana e paulista. A imprensa local acolheu e publicou uma quantidade enorme de artigos sobre Thales, assinados por jornalistas, educadores e escritores, o mesmo ocorrendo na grande imprensa paulistana.
Muitos trechos e personagens de Saudade foram dramatizados neste dia.
O primeiro livro de Thales a ser publicado não foi Saudade. Antes ele publicou: A Filha da Floresta, em 1919, editada pelo “Jornal de Piracicaba”. Curiosa história, centrada em singeleza e humorismo, cujo fim visado pelo autor foi estimular nas crianças o amor pela vida campestre, pelas árvores, pelas fontes, pelas florestas e, em síntese, pela natureza em seu conjunto. Por esse motivo, o saudoso professor e folclorista, João Chiarini, e também o maior estudioso das obras de Thales de Andrade, não hesitou em considerá-lo: o primeiro ecólogo brasileiro.
O primeiro livro de Thales a ser publicado não foi Saudade. Antes ele publicou: A Filha da Floresta, em 1919, editada pelo “Jornal de Piracicaba”. Curiosa história, centrada em singeleza e humorismo, cujo fim visado pelo autor foi estimular nas crianças o amor pela vida campestre, pelas árvores, pelas fontes, pelas florestas e, em síntese, pela natureza em seu conjunto. Por esse motivo, o saudoso professor e folclorista, João Chiarini, e também o maior estudioso das obras de Thales de Andrade, não hesitou em considerá-lo: o primeiro ecólogo brasileiro.
A Filha da Floresta despertou o levantamento de dúvidas na Academia Paulista de Letras por ocasião de outra homenagem que a entidade prestou a Thales em sessão do dia 13 de outubro de 1977. Seria Thales de Andrade ou Monteiro Lobato o iniciador da literatura infantil no Brasil? Em reunião realizada, após a homenagem, na primeira quinzena de mês seguinte, em novembro, o acadêmico Francisco Marins apresentou uma edição de A Filha da Floresta, editado pelo “Jornal de Piracicaba”, em 1919, ficando, assim, comprovado que o livro de Thales de Andrade antecedeu por três anos a publicação de Narizinho Arrebitado, que é de 1921. O fato provocou novas homenagens ao autor de A Filha da Floresta.
Thales escreveu oito livros destinados à leitura escolar, o último, Campo e Cidade, aborda a interdependência das atividades dos campos e das cidades. É continuação do Saudade.
Autor de série “Encanto e Verdade”, composta por vinte e seis livros, mais contos e novelas para adolescentes.
Ao todo escreveu quarenta e sete livros, perfazendo, no total, uma tiragem de dois milhões de exemplares.
Para escrever suas obras, muito bem observou João Chiarini, Thales não buscou a mitologia greco-romana nem as carochinhas do mundo. O seu universo foi inequivocamente o nacional popular brasileiro, com uma antecipação no espaço e no tempo de pelo menos meio século.
Ana Marly de Oliveira Jacobino
Enviado por Ana Marly de Oliveira Jacobino em 02/02/2009
Reeditado em 14/02/2009
Código do texto: T1419029
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/1419029
Reeditado em 14/02/2009
Código do texto: T1419029
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Relebrando os prazos das avaliações
A pesquisa, já divulgada, ficará valendo como segunda avaliação - 10,0 (dez pontos). Prazo até o dia 29/02 por e-mail ltleiro@gmail.com c/c para as monitoras anabrigida18@hotmail.com (turma do matutino) e eline_teles@hotmail.com (turma do vespertino).2. Para aqueles que não puderam desenvolver o seu potencial na prova, poderão fazê-lo por meio de um questionário a ser disponibilizado no primeiro dia de aula. O seu valor será complementar ao da nota. Ex.: Para quem obteve 5,0, o questionário valerá 5,0 para formar 10,0. Se o estudante obteve 4,0, o questionário valerá 6,0 e assim por diante. Prazo de entrega até o dia 17/02 (antes do recesso). O material poderá ser enviado por e-mail ltleiro@gmail.com c/c para as monitoras anabrigida18@hotmail.com (turma do matutino) e eline_teles@hotmail.com (turma do vespertino).Qualquer dúvida, entrem em contato comigo ou com as monitoras.
Veja o link com o texto completo: http://literaturaeeducacao-uneb.blogspot.com/2012/01/retorno-as-aulas.html
Obs.1 : Se os materiais forem enviados conjuntamente, verei se ambos estão no prazo e só considerarei aquele que obviamente estiver dentro da data divulgada previamente.
Obs.2: Envie o material com uma mensagem no corpo do texto, identificando-se.
Obs.3: Os textos devem ser enviados a mim com cópia para a monitora, como já foi divulgado. Se enviar apenas para a monitora, não será considerado.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Notas atualizadas
Com o questionário entregue, as notas ficaram da seguinte forma:
O resultado é parcial porque aguardo Jacira e Silvana reenviarem o o material. Se tiverem dúvidas, me enviem um e-mail com cópia para a monitora. Na próxima aula, vou comentar algumas respostas.
Como cálculo foi feito: nota da prova - 10 = R divido por 7 (número das questões) = valor de cada questão do questionário.
Assim: 3,5 - 10,0 = 6,5 / 7,0 = 0,93 (cada quesito)
Se multiplar 0,93 por 7 o aluno obterá 6,51, o valor que, somado ao resultado da prova, poderá levá-lo a nota máxima, 10,0.
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Plágio
A Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 refere-se a regulamentação dos direitos autorais no Brasil. Este texto esclarece o que é a propriedade intelectual e ainda orienta o que pode ser transcrito de um determinado suporte físico e de que forma. Acho a leitura importante para que possamos fazer uso adequadamente dos textos dentro do que obriga a legislação, até mesmo as paráfrases e as paródias tão comuns nos meios acadêmicos.
Leiam a lei na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Peter Hunt - Literatura Infantil
Peter Hunt, pesquisador britânico sobre a literatura infantil, deu recentemente entrevista a Revista Nova Escola. O autor, considerado um dos primeiros a valorizar o estudo da literatura infantil, teve recentemente livro traduzido para o português. É um dos autores indicados da disciplina Literatura e Educação. Vejam a entrevista na íntegra.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/entrevista-peter-hunt-639898.shtml?page=0
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Grupos de Trabalhos
Relação dos grupos e temas para a terceira avaliação:
Grupo 1:
Clara Manhã
Jamily Pereira
Monalisa Barbosa
Renata Barreto
Wellington Guedes
Tema:5. Literatura Infantil e Juvenil e as artes
Grupo 2:
Enedina Oliveira
Vaniluce
Marília
Maria de Fátima
Neideni Silva
Tema 1. Literatura Infantil e Juvenil e a Cultura Popular.
Grupo 3:
Ana Cristina
Barbara Santana
Gilmara Santos
Manoela Evangelista
Nilza Chagas
Tema 2 : Literatura Infantil e Juvenil e as adaptações audiovisuais;
Grupo 4
Ana Patricia Silva
Gilene Silva
Indiara Mendonça
Maria das Dores Santos
Maria José Reis
Rivanda Dourado
Tema: Literatura Infantil e Juvenil e Espaços de Leitura
Grupo 5:
Edna Maria souza
Darfini dos Santos Souza
Taise de Sá santos
Silvana Figueiredo Barreto Dourado
Silvia Santos
Tema 3: Literatura Infantil e Juvenil e o Mercado Editorial
Grupo 6:
Cremilda sacramento
Adriana Brandão
Aline dos santos
Brenda Uzeda
Jacira pinto
Evilásio da Silva
Tema 06: Literatura infanto-juvenil e a Poesia
Tema 4: Literatura Infantil e Juvenil e espaço de leitura
Grupo 2:
Ana Paula Rocha
Jackeline Santos
Jeane Moreira
Jonatan Amorim
Roqueline Sena
Tema: Literatura Infantil e Juvenil e as Artes
Grupo 3:
Carine Macêdo
Deina Cristina Souza
Kátia Lima
Maria Eliana Machado
Priscila Rivana
Tema 6 : Literatura Infanto- juvenil e a poesia
Grupo 4:
Aline Santana
Elvira Salvador
Jailton Santos
Kaline Lemos
Silvana Alfano
Tema 1: Literatura Infantil e Conto Popular
Grupo 5
Ana Lúcia Paranhos
Eliú dos Reis
Milena Cerqueira
Priscila Moreira
Wanessa de Assis
Tema: Literatura Infantil e Juvenil e as adaptações áudio-visuais
Grupo 6:
Carine Macedo
Katia
Deina
Priscila Rivana
Maria Eliana
Tema 6: Literatura infanto-juvenil e poesia
Grupo 7
Anucha Prisco
Augusto Rafael
Ludmila Malheiros
Marco Antonio
Tema: Literatura infantil e juvenil e o mercado editorial.
LAURO DE FREITAS
Grupo 1:
Clara Manhã
Jamily Pereira
Monalisa Barbosa
Renata Barreto
Wellington Guedes
Tema:5. Literatura Infantil e Juvenil e as artes
Grupo 2:
Enedina Oliveira
Vaniluce
Marília
Maria de Fátima
Neideni Silva
Tema 1. Literatura Infantil e Juvenil e a Cultura Popular.
Grupo 3:
Ana Cristina
Barbara Santana
Gilmara Santos
Manoela Evangelista
Nilza Chagas
Tema 2 : Literatura Infantil e Juvenil e as adaptações audiovisuais;
Grupo 4
Ana Patricia Silva
Gilene Silva
Indiara Mendonça
Maria das Dores Santos
Maria José Reis
Rivanda Dourado
Tema: Literatura Infantil e Juvenil e Espaços de Leitura
Grupo 5:
Edna Maria souza
Darfini dos Santos Souza
Taise de Sá santos
Silvana Figueiredo Barreto Dourado
Silvia Santos
Tema 3: Literatura Infantil e Juvenil e o Mercado Editorial
Grupo 6:
Cremilda sacramento
Adriana Brandão
Aline dos santos
Brenda Uzeda
Jacira pinto
Evilásio da Silva
Tema 06: Literatura infanto-juvenil e a Poesia
SALVADOR
Grupo 1:
Celeste Fonseca
Lindinalva Chagas
Maria Helena Vasconcelos
Hugo Santos
Francineide Souza
Lindinalva Chagas
Maria Helena Vasconcelos
Hugo Santos
Francineide Souza
Tema 4: Literatura Infantil e Juvenil e espaço de leitura
Grupo 2:
Ana Paula Rocha
Jackeline Santos
Jeane Moreira
Jonatan Amorim
Roqueline Sena
Tema: Literatura Infantil e Juvenil e as Artes
Grupo 3:
Carine Macêdo
Deina Cristina Souza
Kátia Lima
Maria Eliana Machado
Priscila Rivana
Tema 6 : Literatura Infanto- juvenil e a poesia
Grupo 4:
Aline Santana
Elvira Salvador
Jailton Santos
Kaline Lemos
Silvana Alfano
Tema 1: Literatura Infantil e Conto Popular
Grupo 5
Ana Lúcia Paranhos
Eliú dos Reis
Milena Cerqueira
Priscila Moreira
Wanessa de Assis
Tema: Literatura Infantil e Juvenil e as adaptações áudio-visuais
Grupo 6:
Carine Macedo
Katia
Deina
Priscila Rivana
Maria Eliana
Tema 6: Literatura infanto-juvenil e poesia
Grupo 7
Anucha Prisco
Augusto Rafael
Ludmila Malheiros
Marco Antonio
Tema: Literatura infantil e juvenil e o mercado editorial.
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