sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PREQUETÉS, de Ana Maria Machado

O texto é uma livre adaptação da obra de Ana Maria Machado e conta a história de uma menina que não gosta de cumprir regras porque acredita que elas são inúteis, até ser levada pela sua imaginação ao País dos Prequetés, um lugar onde as regras não existem.
Ao misturar realidade e fantasia a peça procura se aproximar do universo das crianças sem subestimar sua inteligência e capacidade de resolver problemas . De uma maneira inteligente e divertida o texto provoca a reflexão sobre o conceito de autoridade e convívio social.

A Autora

Ana Maria Machado é autora de mais de cem histórias para crianças e jovens, pelos quais recebeu, em 2000, o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o NOBEL da literatura infanto-juvenil. Em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe conferiu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, também pelo conjunto de sua obra.
Em 1979, a peça No País dos Prequetés foi encenada no Rio, com Sonia Braga no papel de Nita. Numa época em que ainda não era fácil nem comum tratar de assuntos dessa natureza. Só mesmo uma figura alegre e corajosa como Nita para fazer o que ela fazia naqueles tempos!
Em Salvador a adaptação de Heraldo Souza com a Cabriola Cia de Teatro, tem Mariana Damásio no papel de Nita e conquistou o Prêmio Breaskem de Teatro 2009 na categoria “Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil de 2008”, além de mais outras premiações.

Os Prequetés - Diminuto
Onde: Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Praça Almeida Couto, s/n, Nazaré
Quando: Dias 14, 21 e 28 de agosto, às 15h
Quanto: Gratuito
Informações: 71 3117-1433
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário