quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

Chamada: Bakhtiniana 7 - a ser publicada em junho de 2012
Tema: LINGUAGENS E ENSINO: PERSPECTIVA DIALÓGICA

Numa pedagogia dialógica da gramática, a estilística tem papel fundamental.
Bakhtin corrobora essa afirmação, exemplificando detalhadamente o sério trabalho do professor com sua própria experiência, a fim de “oferecer ao aluno uma orientação flexível e cuidadosa, que facilite o processo de nascimento da linguagem escrita individual”, uma “linguagem próxima da oral, viva e expressiva, a linguagem da vida real”. Bakhtin educador/professor.
Eis uma faceta do filósofo com a qual estamos menos familiarizados. Neste número 7, cujo tema é Linguagens e ensino: perspectiva dialógica, Bakhtiniana convida pesquisadores da  linguística, da linguística aplicada e da linguagem em geral a apresentarem suas reflexões e experiências a respeito das contribuições dos estudos bakhtinianos à educação.Os artigos aprovados serão reenviados aos autores
para que providenciem a versão em inglês. A partir do número 7, a Bakhtiniana será bilíngue.

Prazo limite para entrega dos originais: 29 de fevereiro de 2012.

Chamada: Bakhtiniana 8 - a ser publicada em novembro de 2012
Tema: BAKHTIN E O CÍRCULO: DIÁLOGOS COM A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS HUMANAS EM GERAL

As pesquisas no âmbito do discurso transcorrem em campos limítrofes, já afirmava Bakhtin no conhecido ensaio O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. Disciplinas do texto, a filosofia e as demais ciências humanas têm sido objeto dos estudos discursivos. Neste número de Bakhtiniana, o tema Bakhtin e o Círculo: diálogos com a filosofia e as ciências humanas em geral visa à reunião de reflexões e experiências de pesquisadores da linguística, da linguística aplicada e da linguagem em geral, a respeito das contribuições dos estudos bakhtinianos à compreensão dessas disciplinas.Os artigos aprovados para este número serão reenviados aos autores para que providenciem a versão em inglês. Desde o número 7, Bakhtiniana é bilíngue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário