sexta-feira, 28 de setembro de 2012

QUESTIONÁRIOS I E II

Atividade com base no livro Literatura infantil: voz de criança, de Maria José Palo e Maria Rosa Oliveira
Menino Maluqinho, de Ziraldo

1. Resuma o primeiro capítulo, A literatura e o literário infantil, de Palo e Oliveira.
2. Que questão do primeiro capítulo norteará os demais?
3. Qual a diferença entre função estética e função utilitário-pedagógica?
4. Quais as três espécies de figura apresentadas pelas autoras? Qual a importância delas na literatura infantil?
5. No capítulo 3, as autoras tratam da criança enquanto personagem. Faça uma síntese desse capítulo e exemplifique de que forma o processo de inversão ocorre nos textos e quais os possíveis efeitos no leitor ao se encontrar com personagens que agem diferentemente das funções tradicionais. Quais as situações tradicionais de gênero na literatura infantil clássica?
6. No capítulo 4, Discursos e Vozes Narrativas, as autoras destacam a oralidade, a voz narrativa, o riso e o avesso e os jogos sonoros na literatura infantil. A partir do livro de Marta Lagarta, Mamãe Bela, Mamãe Fera, identifique os aspectos mencionados por Oliveira e Palo.
7. Com base no livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, mostre como acontece a estratégia de inversão da narrativa e qual o seu propósito.
8. “Na literatura relativa à Lingüística Textual, é freqüente apontar-se como um dos fatores de textualidade a referência - explícita ou implícita - a outros textos, tomados estes num sentido bem amplo (orais, escritos, visuais - artes plásticas, cinema - , música, propaganda etc.) A esse “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade.” (Cristina Mota Maia). Com base nesta definição de intertextualidade, analise de que maneira ela acontece nas produções feitas para as crianças.

9. Leia o texto abaixo e analise com base em qualquer um dos conceitos (pode ser mais de um) de Palo e Oliveira.

A Formiga
Composição: Vinicius de Moraes / Paulo Soledade

As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina
A gota d'água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar
O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte

10. O que você entende por eixo de similaridade e contiguidade? O que Palo e Oliveira consideram mais importante para a literatura infantil e quais as razões?


Literatura e Educação

1.      Quais os principais problemas apontados por Cademartori ao tratar da literatura infantil?

2.      Para a autora, o que caracteriza a literatura infantil?

3.      Qual a relação entre texto e imagem na literatura infantil?

4.      Ligia Cademartori ensina o leitor a escolher os livros de literatura infantil. Quais os critérios estabelecidos pela autora para que se cumpra a seleção dos livros? Você sugeriria algum outro? Comente.

5.      Quais as referências históricas mencionadas pela autora e quais as razões de apresentá-las como acontecimentos importantes para a literatura infantil?

6.      Cademartori faz incursões linguísticas sobre a forma da criança e do adulto perceberem a língua. Discorra sobre essas incursões. Você tem um exemplo prático sobre esta questão para relatar?

7.      Com base nas reflexões de Cadermatori e nas suas também, elabore uma história para o público infantil.

P.S.: o livro de Maria José Palo e Maria José Oliveira, Literatura Infantil: Voz de Criança, encontra-se neste blog em uma das postagens. Procurem através da caixa de busca disponível no lado direito deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário