sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Simbologia do Leão

leão (simbologia)

Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança.
Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano. Por isso, é comparado a Krishna na literatura épica indiana, a Buda e a Cristo, chamado de Leão de Judá. No Islão, o leão de Alá é Ali, genro de Maomé, e na literatura cristã os anjos são os leões porque transportam e transmitem a palavra divina, ao mesmo tempo que preservam os segredos de Deus como o leão apaga o rasto das suas patas quando é perseguido. No Livro do Apocalipse, o trono de Deus é guardado por um leão e, em Ezequiel, o carro de Jeová é conduzido por animais fantásticos de quatro caras, uma das quais com o aspeto de leão. As armas da Índia têm a esfinge de três leões simbolizando o triunfo da verdade.
Os leões são um símbolo de realeza e eram representados montados por heróis, reis e deuses, ou junto aos seus tronos. Salomão tinha o seu trono ornamentado por um leão como também acontecia com a realeza francesa. O trono de Buda era representado por um leão e a força da Shakti, a energia divina feminina, era comparada à força do leão. O leão é símbolo de justiça e de lei divina que se projeta no espaço e no tempo de forma constante e absoluta. Entre os hindus, o leão é um dos aspetos da deusa Maya na manifestação do seu Verbo, mas também representa a avidez e o apetite incontrolado quando é pisado por Shiva. Para os africanos, o leão simboliza a sabedoria divina e no antigo Egito eram representados aos pares de costas um para o outro, um virado para Ocidente e outro para Oriente. No Extremo Oriente, o leão está nas suas qualidades associado ao dragão, sendo um protetor das energias negativas. No Japão, as danças do leão celebram o início do novo ano, afastando a desgraça e trazendo a saúde e a felicidade. Enquanto quinto signo do Zodíaco, o leão é regido pelo Sol e simboliza a alegria de viver, o orgulho, a ambição e o domínio. Tem como elemento o fogo, que lhe confere elevação, domínio, emocionalidade, atividade e paixão.

A palavra "Simba" significa Leão, pois é o nome desse animal chamado na língua Swahili - um idioma falado em vários países da África.
Na simbologia, o "rei dos animais", representa a luz, a soberania e a coragem! Uma superstição medieval conta que os leões nascem mortos e que três dias depois são ressuscitados pelo sopro de seu pai

Observa-se então que o Leão faz parte da simbologia de várias culturas e que, por ser um animal africano (embora seja encontrado em outras regiões), possui um significado muito particular para este continente. Se associarmos, no clipe do desenho animado O Rei Leão, os elementos sol, leão, nascimento, Simba (leão na língua suaíli), veremos o quão o filme se apropria de uma simbologia particular, a africana. A Disney foi buscar nos elementos da cultura africana inspiração para o seu longa. A questão é que, a meu ver, a imagens do céu se abrindo e lançando um raio sobre o filhote de leão, como se ugindo o eleito, ou ainda a representação da família nuclear burguesa (pai, mãe e filho) misturam-se a outros elementos culturais, veiculando, desta forma, a ideologia que é transportada pelas representações culturais simbólicas de outro registro.

2 comentários: