domingo, 3 de julho de 2011

Orientação para as segunda e terceira avaliações

AVALIAÇÃO 2
Na biblioteca:
1.       Dividir em GTs (cinco grupos de trabalho)
1.1 fase 1: GTs de pesquisa
1.2 fase 2: GTs de elaboração de resumos.
2.       Retirar os livros da estante na ordem que foram dispostos pela biblioteca;
3.       Distribuí-los nos grupos;
4.       Preencher as tabelas (anexo 1);
5.       Guardar os livros na estante, observando a ordem de retirada;
6.       Elaborar uma tabela de resumos dos livros de literatura contendo: a) n° de ordem (mesmo das tabelas anexo 1), b) resumo da narrativa (se prosa) ou identificação do tema (se poesia) e c) as observações da equipe em relação ao livro.

Na sala de aula ou em extraclasse:

Elementos pré-textuais:
1.       Elaboração de relatório de atividade por grupo de trabalho;
2.       Título centralizado RELATÓRIO DE ATIVIDADE DA DISCIPLINA LITERATURA E EDUCAÇÃO, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 14;
3.       Identificação do grupo (nome e sobrenome), fonte Times New Roman, tamanho de fonte 12, espaço simples, alinhamento centralizado, logo abaixo do título. Ex.:
RELATÓRIO DE ATIVIDADE DA DISCIPLINA LITERATURA E EDUCAÇÃO
SOBRE OS LIVROS DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL (OU DE TEORIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL) DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNEB
Sheila Antunes, Cristovão Moura, Cremilda Fontoura
(turno xxxxxxx)

ELEMENTOS TEXTUAIS
4.       Corpo do texto - informações descritivas da atividade (o quê, onde, quando, para quê, como). Informar o número de livros pesquisados, as condições físicas deles, o total de livros encontrados na biblioteca e os temas dos livros. Conclusões sobre a atividade.
5.       Linguagem bem cuidada – escrita normativa, clareza quanto ao gênero relato (pertinência, sinceridade, informatividade e exaustividade),

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Anexos - anexar cópia (ou original) das tabelas de pesquisa e de resumos, fotos.

Obs.: No relatório deve constar o parecer do grupo. Observem se fale a pena manter o livro na biblioteca (condições físicas ou por questões temáticas e estéticas), em caso de manutenção do livro, se deveria ser adquirido uma nova versão. Observar também a ilustração (se existe ilustração, se é atrativa) Em relação aos livros teóricos, verificar quais os conceitos trabalhados nos livros, qual a concepção do autor ou autora em relação ao seu objeto de estudo, em relação ao ano se se faz necessário indicá-lo para leitura (dizer as razões), se deve verificar se há uma versão atualizada (se for importante mantê-lo como referência) ou se deve ficar na estante para pesquisa comparativa.

ATIVIDADE 3
1. Escolher um dos livros para a produção de um paper[1];
2. Sugestões para a composição escrita.

Parágrafo introdutório: apresente ao seu leitor como surgiu a ideia de escrever o texto, por que escolheu o livro. Informe os dados do livro assim como o público ao qual se destina e qual o seu propósito neste ensaio.

Parágrafos de desenvolvimento: resumo do livro, o tema que o norteia, como os elementos da narrativa (narrador, personagem, tempo, espaço, ambiente) se apresentam, como a estrutura narrativa se desenvolve (linear ou descontínua? É aberta ou fechada?), importância do tema na atualidade, informe se ele possui tom pedagógico ou não, se ele trabalha artisticamente com a linguagem (metalinguagem, poeticidade). É uma narrativa ou poema que seduz o leitor? Identificar os elementos que envolvem o leitor. Dizer as razões. Analisar a ilustração e a relação com o texto escrito. Escolha um aspecto do livro para análise. (temático, narrativo, estético, ilustração/narração, etc)

Parágrafo de conclusão: texto de encerramento veja se alcançou o propósito mencionado no parágrafo introdutório. Pode ser uma conclusão fechada (você dá as respostas) ou aberta (deixa que o leitor pense e dê a resposta)




[1] Ensaio, artigo ou dissertação sobre um assunto específico, publicado em periódico especializado ou nos anais do congresso ou outro tipo de evento em que tenha sido apresentado.

Um comentário:

  1. LITERATURA INFANTO JUVENIL E POESIA
    EVILÁSIO DA SILVA COMPONENTE QUE FALTA NO GRUPO 06 INCLUIR AO GRUPO .ALUNOS DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE LAURO DE FREITAS.

    ResponderExcluir