quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EXEMPLO DE TEXTO CIENTÍFICO

O artigo Adaptações de Textos Clássicos para a Literatura Infanto-juvenil:  uma alternativa? (localizado ao lado deste blog, no gadget¹ "links para leitura"), de Gizelle Kaminski Corso, é um bom exemplo de artigo científico. É um texto elaborado por uma graduanda (assim como vocês) e traz ideias importantes para os estudos da literatura infantil.

Existem, pelo menos, duas formas de estudar este texto como exercício para o artigo científico que vocês irão realizar: estudando a sua estrutura e articulando-a ao conteúdo:

Elementos pré-textuais identificadores
  • Localização do título, fonte e tamanho de fonte, uso de destaque (negrito, itálico, etc)
  • Localização do nome do autor (a instituição e o vínculo (professor, aluno, técnico)
  • Localização do abstract (resumo do artigo em geral em duas línguas, depende do que for pedido a vocês)
  • Localização das palavras-chave (palavras que tem a ver com o seu artigo). Ex.: A história da literatura infantil na Bahia (sugestão de palavras-chave: literatura infantil - Bahia - educação - história)

Elementos textuais:

  • Como o autor desenvolve o seu texto? O parágrafo de abertura ou introdução. O que é dito e de que forma? Como o autor lança para o leitor uma ideia que será desenvolvida ao longo do seu texto?
  • Os parágrafos seguintes - o desenvolvimento - quais as estratégias de desenvolvimento do parágrafo: uso de conceitos, citações, comparações, exemplificações, referências históricas, desenvolvimento das ideias através do referencial teórico escolhido, apresentação de pontos de vistas diferentes, etc.
  • Identificar se é um texto mais expositivo ou analítico.
  • Identificar o referencial teórico escolhido pela autora.

Elementos pós-textuais

  • Referências (o que a autora leu - livros, artigos, - e fez referência em seu texto direta ou indiretamente).
¹Gadget (em inglês: geringonça, dispositivo) é um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, leitores de mp3, entre outros. Em outras palavras, é uma "geringonça" eletrônica. 
Na Internet ou mesmo dentro de algum sistema computacional (sistema operacional, navegador web ou desktop), chama-se também de gadget algum pequeno software, pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior. No site iGoogle, por exemplo, é possível que seja adicionado alguns dos muitos gadgets disponíveis. O Google Desktop, o Windows Vista, o Mac OS X, o KDE e o Gnome são ambientes que aceitam alguns tipos de gadgets específicos, acrescentando funcionalidades ao desktop do sistema.
Os Gadgets têm função social de status (além da lógica finalidade do aparelho), quando se tratam de equipamentos ostensivos. Na medida a que se referem, em sua maioria, a equipamentos de ponta e por muitas vezes com preços elevados, a gíria Gadget é referência de produto tecnológico para poucos, embora seja usada de forma genérica quando se trata de software.
Além de seu mencionado uso como gíria tecnológica, cabe pontuar que o termo "gadget" ganha contornos específicos no campo da Psicanálise quando, na segunda metade do século XX, o psicanalista francês Jacques Lacan passa a dele fazer uso para referir-se aos objetos de consumo produzidos e ofertados como se fossem "desejos" pela lógica capitalista - na qual estão agregados o saber científico e as tecnologias em geral. Dentre estes gadgets, diz Lacan, encontram-se os "sujeitos-mercadorias", aqueles que incorporam de forma um tanto psicótica uma atitude de objetos de consumo breve e que, por isso, investem suas energias em provar-se "consumíveis" ou "desejáveis" aos olhos de eventuais parceiros ou do mercado, o grande senhor contemporâneo. Pela perspectiva lacaniana estes sujeitos-mercadoria não são de fato sujeitos, já que consomem "objetos" e ofertam-se ao consumo por "objetos", não ao estabelecimento de laços sociais. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gadget.).

Se quiser saber como se pronuncia "gadget" [gadjit] é só visitar a página http://dictionary.reference.com/browse/gadget e clicar no auto-falante.

7 comentários: