sábado, 16 de outubro de 2010

Texto substituído

O texto "Aula", de Roland Barthes foi substituído pelo texto "O que é literatura e tem ela importância?", de Jonathan Culler.

A partir de terça-feira estará disponível na fotocopiadora.

O primeiro texto para leitura e discussão nos dias 26/27/28-11-2010 (são três turmas de Literatura e Educação), é "a linguagem", de Octavio Paz, do livro O Arco e A Lira.

Orientação para leitura:

1. leitura com marcação de texto:
a) passagens que chamaram a sua atenção;
São anotações livres e subjetivas, pois depende do/a leitor/a e dos sentidos acionados por ele/ela. Ao se deparar com um trecho que o/a indague, o/a faça refletir sobre a sua realidade, deve-se destacá-lo, anotando as suas questões na margem do texto.
b) passagens que apresentem o conceito sobre algo. Ex.: o conceito de literatura.
Os conceitos devem ser destacados, pois ajudam a definir, a identificar uma palavra. Além disso, são constantemente citados nos artigos científicos. Se anotados devidamente, evita-se que o/a pesquisador/a perca tempo procurando onde viu aquele conceito importante para o seu paper.
c) passagens que informem dados históricos (quem, onde e quando). Ex.: sobre a literatura infantil: quem são os(as) representantes dessa literatura; quando a literatura infantil passou a ser amplamente difundida; onde ela se organizou, se estruturou oferecendo modelos para outros países e culturas.
Uma dos problemas frequentes dos artigos científicos é quanto ao uso de expressões imprecisas: "antigamente" (quando exatamente?). Então, sempre que for possível, dizer quem, quando e onde se deu o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário