segunda-feira, 2 de maio de 2011

CINEMA PARA ADOLESCENTES

Os filmes feitos para o público adolescente são quase que centrados nos seus espaços de socialização, em sua grande e absoluta maioria trata-se de uma experiência urbana, direcionando os espaços da família e a escola. Tenho em mente algumas películas em que os protagonistas são adolescentes: Os Incompreendidos, de Trauffaut; Grease (no tempo das brilhantinas), Mudança de Hábito, Crepúsculo, High School Musical, 17 Outra vez, Sexta-feira 13, Alvin e os Esquilos 2, entre vários outros. Alguns são mais focados na família, quando se quer tensionar as relações interpessoais entre pais e filhos, já outros são mais centrados na escola, quando se quer mostrar os conflitos das relações para além das familiares e a escola aparece majoritariamente como o espaço do exercício da maturação afetiva, das construções conceituais sobre a vida e das vivências e rituais que fazem parte desta fase da vida, tendo em vista sempre que os filmes tentam representar uma experiência específica: a urbana.
Mas de que forma a escola aparece nestes filmes?
Em Os Incompreendidos, a escola é opressora, tolhe a criatividade e menospreza o aluno. Em tempos de bulliyng, diria que a escola em Truffaut é a protagonista do constrangimento por parte do abuso de poder dos professores e o final aberto do filme, com o olhar em close up do protagonista que corre para o mar e se vira para mirar a câmera, nos coloca diante de uma dúvida quanto ao destino da personagem, já que este “final” é transferido para o espectador, talvez como provocação, no sentido de também responsabilizá-lo pelo o que pode vir a ser.  Nos musicais, trazendo para uma referência temporal mais próxima, a escola aparece como espaço de múltipla experiência: o amor, a amizade, a inveja, as disputas, a traição, enfim, vários sentimentos podem ser vividos no espaço escolar através das relações com os seus membros. As comédias com fundo moral, como Mudança de Hábito, tentam resgatar alunos pobres da marginalidade social através da música. Aliás, não são poucos os filmes que tentam, através da arte (literatura, teatro, dança, música, etc.) mudar o comportamento dos alunos. Além de Mudança de Hábito, podemos citar Um Amor para Recordar (romance), Vem Dançar (drama), Sociedade dos Poetas Mortos (drama), O Sorriso de Monalisa (drama), entre outros.  Em quase todos, mostra-se os conflitos dos adolescentes com a família, com as questões sociais e identitárias, com as regras sociais estabelecidas que entram em choque com os interesses pessoais dos adolescentes, ou quando os adolescentes estão tão enquadrados nos esquemas sociais que o professor aparece para devolver-lhes a irreverência perdida pelas práticas cotidianas disciplinadoras. Os filmes tentam, de forma sutil, ajustar os adolescentes aos códigos sociais ou, quando não, mesclam interesses das partes, como no filme de Liz Friedlander, escrito por Dianne Houston, Vem Dançar, estrelado por Antonio Banderas, em que a técnica do professor mistura-se ao estilo dos alunos, dando origem a um produto artístico contextualizado a partir da vivência dos alunos.
Na condição de professores, é importante que saibamos analisar esses filmes, já que eles são consumidos pelo público para o qual se destina. Mas nos vem uma questão: os filmes de fato contribuem para uma mudança de comportamento no plano real? É possível, dentro da indústria hollywoodiana, com uma estrutura narrativa tão definida e fechada, uma atitude espectatorial aberta? De que forma os espectadores vêem as “suas” representações nos filmes?

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Revista Pergaminho n.º 2/ 2011-chamada para publicação

Revista discente on-line de Estudos Históricos e Pedagógicos do UNIPAM
(Centro Universitário de Patos de Minas)
Para a publicação de seu segundo número  (edição n.º 2/ 2011, com publicação prevista para outubro de 2011), a Revista Pergaminho está recebendo contribuições de artigos, ensaios, resenhas e traduções, até o dia 25 de junho de 2011.
A Revista Pergaminho é destinada à produção de pesquisa de alunos da graduação em História e Pedagogia e áreas afins (Ciências Sociais, Filosofia, Ciências Humanas). Sua temática é livre e deve estar adequada às áreas de atuação da revista. As normas de publicação, bem como os endereços para contato, encontram-se abaixo. A revista será indexada em seu primeiro número.

PERGAMNHO
Revista discente on-line de Estudos Históricos e Pedagógicos


Normas de Publicação

1. Os artigos enviados à Revista Pergaminho serão submetidos a um Conselho Editorial, que irá selecionar os textos a serem publicados.
2. Os originais não devem exceder 20 laudas, digitadas em espaço 1.5, no programa Word for Windows. O texto deverá ser encaminhado para o e-mail da revista.
3. Os artigos devem ter um resumo em português, com 30 a 150 palavras. O resumo deve ser inserido depois do título do artigo e do nome do autor. Junto de seu nome, o autor deverá incluir, em nota de rodapé, com asterisco (*) sua titulação e/ou instituição onde desempenha sua função acadêmica, junto de seu e-mail, se for o caso.
4. Os artigos enviados devem seguir os critérios estabelecidos pela ABNT. Para facilitação no preparo de originais, seguem normas para as quais chamamos atenção:
4.1. Citações bibliográficas curtas (até 3 linhas) deverão estar inseridas no texto. Citações longas (mais de 3 linhas) deverão constituir parágrafo independente, digitadas em espaço um, ou letras menores, recuadas da margem esquerda.
4.2. As citações deverão ser seguidas do sobrenome do autor e ano da publicação (e página, se for o caso), entre parênteses: Ex: (NOVAIS, 1998, p. 175).
4.3. As notas de rodapé estarão restritas a observações pessoais, no sentido de prestar esclarecimentos sobre informações que não estejam no corpo do texto, e deverão ser numeradas seqüencialmente.
4.4. As referências bibliográficas deverão aparecer no final do texto, em ordem alfabética de sobrenome do autor, da seguinte forma:
a) para livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título (em itálico). Edição. Local: editora, data.
b) para artigos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico (em itálico). Local, volume, número, página inicial e página final do artigo, mês e ano.
c) para artigos de congresso: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO , número do congresso, ano, local. Título da publicação (em itálico). Local, editora, data, página inicial e página final do artigo.
5. A Revista Pergaminho reserva-se o direito de alterar os originais, no sentido de adequá-los às normas adotadas por esse padrão editorial.


PERGAMINHO
Revista discente on-line de Estudos Históricos e Pedagógicos
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas
Rua Major Gote, 808 – Caiçaras
38702-054  Patos de Minas, MG

e-mail para envio de trabalhos: pergaminho@unipam.edu.br
Mais informações pelos e-mails:
rassi@unipam.edu.br (Prof. Marcos Antônio Caixeta Rassi, editor)
luis.andre@unipam.edu.br (Prof. Luís André Nepomuceno, Núcleo Editorial)

domingo, 24 de abril de 2011

TEORIA E CRÍTICA DA LITERATURA INFANTIL

Encontra-se disponível no site http://www.pucsp.br/revistafronteiraz/videos_entrevistas_peter_hunt.html palestra  com Peter Hunt, crítico britânico de literatura infantil. Vale a pena ouvir (traduzido em português) o pesquisador.
Traga alguma questão para a gente discutir em sala de aula.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PRIMEIRA AVALIAÇÃO

Produção de vídeo ou literária: entrega dia 10/05 para todas as turmas.

1. Tema e tratamento voltado para o público infantil ou juvenil;
2. A narrativa deverá ser uma retextualização ou uma criação;
3. O vídeo deverá ser postado no youtube e o link enviado para o e-mail da professora: ltleiro@gmail.com. Assunto: vídeo+título;
4. A produção impressa deverá ser encadernada e ilustrada em papel A4, fonte a critério e pensando no público, tamanho 14 (depende da fonte escolhida) e os créditos.

Outras dúvidas, postar no blog ou elucidar na sala de aula.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cronograma de textos

ABRIL

14-15/04 - Sim, a literatura educa/mas por que não educa mais, de Regina Zilberman (matutino)
19/04 - Duas Meninas da Janela/Pequenas Feministas/Como se ensina a ser menina.
26/04 - Chapeuinho Vermelho (Perrault e Irmãos Grimm) Chapeuzinho Amarelo e o artigo sobre o livro Chapeuzinho Amarelo
28-29/04 - Interpretando Gênero

MAIO - em construção...


           

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que é literatura e tem ela importância?

É com este capítulo do livro Teoria Literária de Jonathan Culler que abrimos o nosso semestre. Nele, é importante que o leitor fique atento aos labririntos das ideias do autor, já que ele não apresenta um texto fechado sobre o conceito de literatura. Ao mesmo tempo em que ele afirma, por exemplo, que a linguagem figurada é um elemento distintivo,  ele também diz que isso não é exclusividade do texto literário, já que no texto publicitário pode-se encontrar os mesmos elementos. Com isso, ele vai guiando o leitor a um encontro com antigos conceitos como o de literariedade, isto é, ao conceito de especificidade do texto literário.

Existe ou não algo que distinga a literatura de outros textos? Se há, o que diferencia a literatura infantil das outras literaturas? Ela teria uma especificidade? Qual?

Tragam respostas para o debate em sala de aula (mas pode comentar aqui também no blog - uma coisa não elimina a outra) 

BEM VINDAS, TURMAS DO SEMESTRE 2011.1

Iniciamos o semestre 2011.1 em 28 de março de 2011 e espero que possamos desenvolver um trabalho de qualidade, participativo, dinâmico e de conteúdo significativo para a formação de vocês.

Algumas orientações importantes:

1. Evitem acumular atividades, deixando para desenvolvê-las nas vésperas dos prazos estabelecidos. Estes trabalhos frequentemente saem mal feitos e sem qualidade.
2. Tenham em mente um propósito. Foquem naquilo que realmente trará benefícios a longo prazo.
3. A Bahia (Salvador e região metropolitana, principalmente) é uma terra festeira. Nada contra, mas administre os "eventos culurais" para que não tragam prejuízos para a formação de vocês. Festa todo dia é para turista ou para pessoas que não têm grandes ambições.
4. Tentem superar possíveis limitações (de base) com estudo, disciplina e vontade de crescer profissionalmente. Desejem ser as(os) melhores.
5. Anotem as dúvidas, socalize na sala de aula ou no blog. Aprenda a anotar, questionar e escrever as suas ideias. Faça um blog!

No decorrer das aulas, novas postagens serão disponibilizadas. Aproveite e faça um "tour" nas postagens antigas feitas no semestre anterior.

Bons estudos!