sábado, 21 de abril de 2012

Aula 20/04/2012

A primeira aula foi importante para nos conhecermos. Com base nesse prévio conhecimento, exponho neste espaço algumas reflexões sobre a proposta do nosso trabalho:

1. Objeto de estudo: literatura infantil na forma impressa. Suporte livro ou e-book.

2. Abordagem teórica: Análise de Discurso Crítica Feminista (ADCF). Conceitos: língua, linguagens, discurso, texto, intertexto, interdiscurso, intergenericidade, ideologia, hegemonia, modelo tridimensional (Fairclough), gênero.

3. Metodologia: aulas expositivas, leitura e debate sobre os textos teóricos e literários, produção textual individual ou em grupo.

4. Avaliação: não definimos em sala. Hoje, penso em algumas possibilidades avaliativas:

A primeira avaliação seria a análise de um livro de literatura infantil sugerido pelo professor. Todos leriam o mesmo livro e fariam uma análise com base nos dispositivos teóricos estudados. (em sala de aula, individual, forma impressa) - 08 de junho

A segunda avaliação seria um seminário sobre a terceira avaliação. Neste seminário, os estudantes apresentariam os resultados parciais de sua pesquisa. (em sala, em equipe - apenas exposição oral) - até  06 de julho

A terceira avaliação consistiria na apresentação de um texto impresso, reflexivo, sobre a sua pesquisa quantitativa e qualitativa feita com o material da biblioteca. (de campo, em equipe, forma impressa) - até o dia 10/08

Nesta última avaliação, cada equipe faria uma pesquisa de campo sobre os livros literários infantis (não juvenis) disponíveis na biblioteca, a serem analisados a partir da perspectiva de gênero. Em outras palavras investigar a representação de menino e de menina nos livros de literatura infantil, tendo em vista o tratamento dado aos papéis sociais performatizados por homens e mulheres. Esta avaliação poder ser a última, pois exige tempo.
5. Bibliografia:

1. Literatura Infantil: Voz de Criança, Maria José Palo, Ed. Ática.

Atividade: identificar os principais conceitos e ideias do texto (escrever no caderno).

2. Pesquisa na Escola, Marcos Bagno, Ed. Loyola

Atividade: elaborar o projeto de pesquisa de campo (avaliação 3).

3. Como se Ensina a ser Menina, MontSerrat Moreno, Ed. Moderna



4. Literatuna Infantil na Escola, Regina Zilberman, Ed. Global

Atividade: identificar os principais conceitos e ideias do texto (escrever no caderno).


Gostaria de pedir a vocês que enviassem o e-mail da turma para ltleiro@gmail.com, a fim de poder compartilhar material didático digitalizado. Toda mensagem enviada pelo e-mail da turma para o professor deve ser assinada.

Atividade: identificar e os principais conceitos e as ideias do texto (escrever no caderno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário