sábado, 1 de outubro de 2011

Seleção 2012 - INSCRIÇÃO: 21/09 a 03/10/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA
LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA – LNCC/MCT
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA
SENAI / CIMATEC

Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em
Difusão do Conhecimento
(DMMDC)

Seleção 2012 - INSCRIÇÃO: 21/09 a 03/10/2011

Apresentação
As raízes deste programa datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA, integrantes da REDPECT, e do LNCC/MCT que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento e sociedade (Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), iniciam uma parceria para desenvolver estudos colaborativos. Essa parceria veio se consolidando e ampliando ao longo dos últimos anos, através de seminários, encontros e oficinas presenciais e de intercâmbios através de recursos telemáticos, tornando possível a concretização da Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) que, hoje, além dos seus propositores iniciais, congrega pesquisadores da UEFS, da UNEB, do IFBA, do SENAI-CIMATEC, e um número crescente de pesquisadores de outras instituições de renome.
Aprovado pela UFBA em março de 2007 e recomendado pela CAPES com nota 4 (quatro) em julho deste mesmo ano, este doutorado pretende formar profissionais que tenham a capacidade de atuar nas áreas interdisciplinares de análise cognitiva e modelagem do conhecimento, articulando referenciais de diferentes disciplinas, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino, gestão, consultoria e assessoria.
Dado o caráter multi-institucional do curso, algumas disciplinas poderão ser ministradas nas instituições partícipes.
Objetivo Geral
Instituir e consolidar a área interdisciplinar de pesquisa em análise cognitiva relacionada aos processos de criação, organização, gestão e, especialmente, difusão do conhecimento.
Objetivos Específicos
1. Desenvolver pesquisa relacionada à compreensão dos processos de criação, organização, gestão e difusão do conhecimento, enfatizando aqueles que se desenvolvem na área de Ciência e Tecnologia, na sociedade contemporânea;
2. Construir referenciais teóricos de caráter interdisciplinar no campo da modelagem do conhecimento, a partir de aportes de diferentes áreas, ampliando aqueles tradicionalmente oferecidos pela modelagem computacional;
3. Formar pesquisadores, docentes e profissionais nas áreas interdisciplinares de análise cognitiva e modelagem do conhecimento, especialmente no âmbito da difusão do conhecimento, para atuar em universidades, institutos de pesquisa, instituições de educação superior, serviços de consultoria e assessoria, administração superior de órgãos públicos e empresas, gestão de organizações sociais, entre outros setores.
Área de Concentração
Modelagem da Geração e Difusão do Conhecimento
Esta área tem como objetivo buscar compreender a complexidade dos processos de geração e difusão do conhecimento, por meio de múltiplas perspectivas epistemológicas e desenvolvimento de aportes teórico-metodológicos, construindo modelos de interpretação, análise e explicação desses processos e seus impactos na sociedade. Embora o título do doutorado explicite “difusão do conhecimento”, os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelos grupos e pesquisadores que trabalham com este objeto têm levantado elementos para o argumento de que nos processos de difusão estão embutidos aqueles de geração do conhecimento. Sem o entendimento de como comunidades científicas, tecnológicas e outras produzem e compartilham o conhecimento, não se podem aprofundar os estudos sobre tradução, transferência, (re)apropriação, transformação, (re)construção do conhecimento que se pretende difundir.
Linhas de Pesquisa
Linha 01 – Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação*
A geração do conhecimento, sua relação com diferentes linguagens e processos cognitivos e informacionais é o objeto desta linha de pesquisa, que visa desenvolver estudos relativos à análise cognitiva e à modelagem do conhecimento, buscando aprofundar as relações entre criatividade, construção de conhecimento, linguagens que permitem a comunicação deste, e sua codificação como informação e aprendizagem.
Linha 02 – Difusão do Conhecimento - Informação, Comunicação e Gestão*
O estudo dos processos de difusão do conhecimento na sociedade, através da análise cognitiva e da modelagem do conhecimento, é o propósito desta linha, que procura relacionar tais processos com meios e modos de informação e comunicação que possibilitam a tradução, transferência, (re)apropriação e (re)construção do conhecimento que se difunde. Pretende-se ainda integrar estudos sobre as contribuições da gestão do conhecimento para ampliar o potencial destes processos, notadamente no que se refere à recuperação de dados, informações e memórias, socialização de conhecimentos tácitos, combinação de conhecimentos explícitos e aprendizagem colaborativa.
Linha 03 – Cultura e Conhecimento: Transversalidade, Interseccionalidade e (in)formação*
Estudo do entrecruzamento de diversas perspectivas de cognição e cultura, levando em conta mediações epistemológicas que dão informação das tensões dos processos de cognição pela: transversalidade, interseccionalidade, diversidade, descontinuidade, diferenças, rupturas, transformações, não regularidades que são constitutivas da cognição humana em cada espaço de produção do conhecimento e na articulação polilógica. Considera-se a análise cognitiva como um processo central desta linha, buscando gerar e organizar processos de transdução como necessidade no intercambio dessas perspectivas cognitivas.
*Nota: Encontra-se em anexo a relação dos Professores/Pesquisadores Permanentes, Colaboradores e Visitantes associados às linhas de pesquisa com a indicação do número de orientandos que cada um assumirá neste processo seletivo.
Vagas oferecidas
20 vagas + 4 vagas para estrangeiros de países credenciados, totalizando 24 vagas.
Calendário da Seleção
INSCRIÇÃO: 21/09 a 03/10/2011
A inscrição será realizada exclusivamente pelo correio como correspondência registrada expressa com aviso de recebimento, valendo como data a da postagem.
Destinatário: Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – Seleção 2012
Endereço: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Campus Canela, Salvador-BA, CEP: 40110-100.
Resultado da homologação das inscrições: 14/10/2011
PRIMEIRA ETAPA: 17/10 a 03/11/2011
Análise de Curriculum Vitae, Memorial e Projeto de Pesquisa
Resultado: 04/11/2011
SEGUNDA ETAPA: 09 a 11/11/2011
Provas de língua estrangeira. Proficiência em duas línguas estrangeiras (escolhidas entre Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano).
Resultado: 12/12/2011
TERCEIRA ETAPA: 21 a 25/11/2011
Entrevista. Data, horário e local serão divulgados no mural do DMMDC (1º. andar da FACED) e no endereço www.faced.ufba.br/dmmdc.
RESULTADO FINAL: 16 de dezembro de 2011
Observações:
1. Todas as etapas, com exceção da prova de língua estrangeira, serão eliminatórias.
2. Todos os resultados – parciais e final – serão divulgados no mural do DMMDC (1º. andar da FACED) e no endereço www.faced.ufba.br/dmmdc.
Atenção! Orientação para organização da documentação para inscrição
Toda a documentação deverá ser colocada em um único envelope, constando no remetente o nome do candidato e a linha de pesquisa, e contendo:
1.       Uma cópia encadernada dos documentos, nesta ordem:
a)       Ficha de Inscrição preenchida, disponível no link Ficha de inscrição ou na copiadora da FACED;
b)      01 (uma) foto individual atual preferencialmente no formato 3x4, colada no espaço reservado na ficha de inscrição;
c)       Carteira de Identidade;
d)      CPF;
e)       Prova de quitação com o serviço militar (brasileiros natos ou naturalizados);
f)       Diploma e histórico escolar de graduação;
g)      Diploma e histórico escolar de mestrado (vide item 2 das observações abaixo);
h)       Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$40,00 (quarenta reais), disponível no link Boleto Bancário.
2.       Três cópias encadernadas, separadamente, dos seguintes documentos, nesta ordem:
a)       Folha de rosto, informando: nome do candidato, linha de pesquisa, título do projeto e nomes de, no máximo, três orientadores sugeridos, em ordem de prioridade (1, 2, 3); a indicação dos possíveis orientadores deve ser feita entre os que estão disponíveis para orientar na Seleção 2012, como indicado logo depois da especificação da vinculação dos professores às linhas de pesquisa, o número ao lado de cada nome é a quantidade de possíveis orientações disponibilizadas.
b)      Projeto de pesquisa;
c)       Memorial;
d)      Curriculum vitae gerado no sistema Lattes do CNPq e com principais documentos comprovados (diplomas, certificados de cursos de especialização, comprovação de atividade profissional e de publicações);
e)       Três trabalhos considerados mais importantes pelo candidato, produzidos nos últimos cinco anos, preferencialmente publicados e relacionados com a linha de pesquisa escolhida.
Notas:
1.       Serão automaticamente excluídos do processo de inscrição candidatos que apresentarem documentação incompleta.
2.       De acordo com o Art. 21, § 1º, do Regimento Interno do DMMDC, o candidato deverá ter o título de Mestre, entretanto poderá ser aceita, excepcionalmente, a admissão direta ao Doutorado, de profissionais altamente qualificados, sem a referida titulação. Portanto, é possível que candidatos que não possuam o título de mestre requisitem inscrição, tendo ciência da excepcionalidade de seu pleito, e a qualificação para esta excepcionalidade deve estar justificada e comprovada por meio do seu currículo, memorial, projeto e produção científica.
3.       A documentação entregue para a seleção não será devolvida.
Instrumentos e Critérios de Avaliação
Projeto de pesquisa, com, no máximo, 10 (dez) páginas, excluindo capa, sumário e referências:
Será observada a adequação, clareza, aderência à linha de pesquisa, relevância social e exequibilidade do projeto, bem como serão avaliados os itens: a) observância às normas de elaboração de trabalhos acadêmicos da ABNT; b) introdução - apresentar os motivos que provocaram a questão a ser estudada e justificativa do tema; c) problema - indicar o que pretende pesquisar, especificando a questão a ser investigada, formulando-a com clareza e explicitando a sua relação com uma das Linhas de Pesquisa constantes neste Edital; d) objetivos - explicitar para que pretende estudar a questão, indicando os objetivos geral e específicos; e) marco referencial teórico – fazer síntese textual da bibliografia já identificadas pelo candidato em face da sua temática de pesquisa, de modo claro e consistente, apresentando o referencial teórico; f) metodologia - indicar como pretende investigar a questão, esclarecendo a classificação, o método e demais procedimentos de pesquisa; g) cronograma - discriminar as etapas da pesquisa no decorrer de quatro anos; h) referências - indicar as leituras realizadas para a elaboração do projeto.
Memorial, com, no máximo, 10 (dez) páginas:
Será observada a exposição crítica descritiva das razões para a escolha do Curso e da Linha de Pesquisa, bem como a análise teoricamente referenciada das experiências acadêmicas e profissionais e a relação do projeto de pesquisa com tais experiências e com as perspectivas acadêmicas e profissionais.
Curriculum Vitae:
Serão avaliados aos itens relacionados à produção científica e tecnológica; participação como palestrante e na organização de eventos científicos; cursos de aperfeiçoamento e especialização; participação em projetos, estudos e pesquisa; experiência profissional associada à linha e ao objeto de pesquisa; histórico escolar.
Prova de Língua Estrangeira:
Será avaliada a compreensão de textos atuais, relacionados com a Área de Concentração do Curso, em duas das seguintes línguas: Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol. Observação: Aceita-se testes de proficiência de instituições reconhecidas (validade 3 anos).
Entrevista:
Será discutido o projeto de pesquisa e aspectos relevantes do curriculum vitae e memorial, relacionados com a Área de Concentração e a Linha de Pesquisa. Também será verificada a disponibilidade de tempo para o curso.

Endereço para envio da documentação por correio até o dia 03/10/2011:

Faculdade de Educação da UFBA – Difusão do Conhecimento, Seleção Aluno Regular 2012.1 – Av. Reitor Miguel Calmon - s/nº – Vale do Canela – Salvador-BA – CEP 40110-100.

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