terça-feira, 27 de setembro de 2011

RESULTADO MONITORIA DE EXTENSÃO LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

ALUNAS INSCRITAS (ORDEM ALFABÉTICA)

MILENA CERQUEIRA SILVA

Histórico Escolar (média): 8,4
Entrevista: 7,0
Prova Escrita: 9,0
Média: 24,4 = 8,13

PATRÍCIA DOS SANTOS MIRANDA

Histórico Escolar (média): 8,9
Entrevista: 7,5
Prova Escrita: 8,0
Média: 24,4 = 8,13

Critério de desempate: vinculação ao grupo de pesquisa em Cinema, Literatura e Educação (GPCLE).

 ALUNA SELECIONADA: PATRÍCIA DOS SANTOS MIRANDA.

Parabéns às duas candidatas.

A monitoria voluntária garante certificação. Caso seja do interesse, informar-se com o NUPE.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PRÊMIO SESC LITERATURA


As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura foram prorrogadas até o dia 30 de setembro de 2011. Categoria conto e romance.

Maiores informações:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROVA FINAL - PEDAGOGIA - MATUTINO

PROVA FINAL: 29/09
HORÁRIO: 8H ÀS 10H
LOCAL: DEDC
ASSUNTO: História da literatura infantil; Estrutura da narrativa na literatura infantil; Conceito de literatura infanto-juvenil; Perrault, Grimm, Andersen; Linguagem verbal e não-verbal na literatura infantil; Literatura infantil pós-70; Função utilitário-pedagógica da literatura infantil; A estrutura da personagem-padrão; A transformação do estatuto da personagem na literatura infantil; A personagem caracterizada pela esfera de ação; Inversões nas funções tradicionais da personagem; O universo da consciência e a personagem Figuras — diálogos e função pedagógica; Figuras — diálogos e função estética; Da verossimilhança ao texto; Estrutura da narrativa fílmica;

Fonte: Todo o material usado em sala de aula e disponível na fotocopiadora durante todo o semestre.

ALUNOS NA FINAL: Danielle Fátima, Maiara Nascimento, Samara Santos, Shandi.

PENDÊNCIAS - PEDAGOGIA MATUTINO

Alguns alunos estão sem a terceira nota. Verifiquem no portal do sistema acadêmico e entrem em contato comigo. A terceira avaliação foi sobre a análise de um livro de literatura infanto-juvenil.
Se este for seu caso, reenvie hoje apenas o artigo. Caso contrário, ficarão com nota zero.

SELEÇÃO BOLSISTA DE EXTENSÃO

A seleção para a bolsa de monitoria Literatura Infantil e Juvenil será no dia 27 de setembro de 2011, às 9h, no Departamento de Educação, Campus I, em sala previamente determinada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Critérios para a seleção:

1. Entrevista (conhecimento do objeto da monitoria, organização das ideias, expressividade oral - clareza, linguagem adequada, coesão e coerência-, adequação do vestuário, educação, simpatia, pontualidade)

2. Histórico Escolar (média geral - soma das notas de todas as disciplinas cursadas divididas pelo seu quantitativo. Ex.: soma total das notas de 10 disciplinas = 70 /10 = 7,0), prova final (ter feito prova final diminuirá a pontuação do(a) candidato(a)).

3. Prova Escrita (dissertação ou perguntas e respostas)

Cada item valerá 30 pontos que serão divididos por 3.

Boa sorte e prepare-se!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TURMA PEDAGOGIA 2011.1 - LITERATURA E EDUCAÇÃO - VESPERTINO


Foi um semestre muito proveitoso. Parabéns ao grupo pelo compromisso, engajamento e receptividade. Foi um prazer estar com vocês.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SITE SOBRE REFORMA ORTOGRÁFICA

O site Um Português é um verificador ortográfico que corrige o texto de acordo com a nova reforma ortográfica.
Confiram.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jornada de Iniciação Científica - 2011

Texto transcrito do site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação -PPG
A Jornada de Iniciação Científica é um evento anual e têm como objetivo apresentar à comunidade, discentes, docentes, convidados e demais participantes as ações de pesquisa científica desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica e os resultados obtidos durante o período da pesquisa iniciado em 01 de agosto de 2010 e encerrado em julho de 2011 os quais são apoiados pelos Programas de IC PIBIC/CNPq, FAPESB e PICIN/UNEB.

O evento busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas entre os bolsistas de IC nas diversas áreas de conhecimento. Participam deste encontro os docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e da comunidade oportunizando discutir temáticas relevantes para a pesquisa.


A Iniciação Científica é uma atividade de vital importância para os alunos de graduação, incentivando à formação de novos pesquisadores que, através de projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, base científica e orientação adequada, desenvolvam seus conhecimentos, vivências e experiências.


Conheça mais um pouco sobre o evento, acesse o blog da XV Jornada IC
Fonte: http://www.ppg.uneb.br/topico/xv-jornada-de-iniciacao-cientifica/

domingo, 4 de setembro de 2011

SELEÇÃO DE DIVULGADORES VESTIBULAR 2012

A Universidade do Estado da Bahia está inscrevendo alunos da graduação para atuar como divulgador do vestibular de 2012. A bolsa é de R$300,00, carga horária 20h semanais (equivale a um turno de segunda à sexta), no período de 1 mês.
Maiores informações:

sábado, 3 de setembro de 2011

Direito Autoral, Propriedade Intelectual e Plágio

Onde: Academia de Letras Jurídicas da Bahia
Quando: 15 de setembro de 2011, quinta-feira, 14h
Endereço: Alameda Capimirim , Graça, Salvador 
Dica para chegarTrata-se de uma casa amarela nesta rua sem saída (uma alameda),  quase em frente à Perini da Graça.


Objetivo: Promover o exercício da reflexão e do debate interdisciplinar entre as áreas da ciência da informação, direito, educação, letras e teatro, sobre o direito autoral e plágio na universidade e na sociedade contemporânea, bem como sobre as questões que envolvem propriedade intelectual e acesso livre na internet.

PROGRAMAÇÃO

• Profa. Dra. Alice González, presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJB);
• Prof. Dr. Rubens Silva, diretor do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI-UFBA);
• Prof. MSc. Ricardo Coutinho, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Extensão (NExt-ICI-UFBA);
14:20 : Primeira sessão (15 minutos para cada palestrante + 20 minutos de debate):
• Profa. Dra. Risonete de Souza, diretora do Instituto de Letras (IL-UFBA):
O plágio como recurso didático no ensino médio e fundamental
O conceito de autor e de propriedade intelectual cada vez mais valorizada na sociedade atual põe as criações do espírito em patamar muito próximo ao de bens materiais, protegidos por um conjunto de leis similares. Entretanto, a escola até o nível médio, via de regra, cobra do aluno, justamente, a repetição do texto alheio, meticulosomante "decorado". O objetivo deste trabalho é discutir a dicotomia existente entre a prática nos níveis fundamentais e médios da educação, onde o conceito de plágio normalmente é ignorado, e o ensino superior, quando o mesmo pode tornar-se motivo de disputas judiciais.
• Profa. Dra. Cleise Mendes, Faculdade de Teatro (TEA-UFBA): Dramaturgia e autoria em obras cênicas e audiovisuais
O caráter coletivo da criação no campo das artes do espetáculo implica a co-participação de profissionais com variadas funções e formações, tais como diretores, atores, cenógrafos, aderecistas, figurinistas, sonoplastas, iluminadores. No caso de dramaturgos e roteiristas, criadores de obras ficcionais que passam a fazer parte de novos produtos cênicos ou audiovisuais, a atribuição de autoria e o direito daí resultante tornam-se, nesse contexto, uma questão extremamente complexa.
• Profa. MSc. Maria Carolina de Souza, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Ensino à Distância (NEaD-ICI-UFBA): A relação dos Direitos Autorais em experiências de Educação a Distância
Aborda a produção de material didático pelos professores, a realização de trabalhos individuais e coletivos pelos estudantes e aplicativos de busca de semelhança na internet.
• Advogada Dra.Niluschka Brandão, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA): Direito autoral, cultura e educação
O direito de autor enquanto facilitador do acesso à cultura e à educação, ressalvados os obstáculos relativos às lacunas existentes na legislação diante das inovações tecnológicas.

Intervalo: 15:40 às 15:50
15:50 : Segunda sessão (15 minutos para cada palestrante + 20 minutos de debate):
• Prof. Dr. Lívio Sansone, assessor para Assuntos Internacionais (AAI-Reitoria-UFBA):
Internacionalização do meio acadêmico na era digital.
A editoração eletrônica, as revistas online, os arquivos e bibliotecas digitais e os museus digitais oferecem novas oportunidades e abrem novos horizontes para a internacionalização da universidade, mas também colocam novos problemas, interferências e desafios para a pratica acadêmica e da pesquisa. (Tentarei falar de alguns casos concretos de questionamento dos direitos autorais por uso indevido, copias, réplicas e plágios na era digital).
• Profa. Dra. Nanci Oddone, Instituto de Ciência da Informação (ICI-UFBA);
O autoplágio e os sistemas de avaliação da produção científica
O autoplágio é a repetição de trechos ou textos inteiros escritos e publicados antes pelo próprio pesquisador. O conceito não encontra respaldo na lei de direito autoral, mas causa prejuízo à ciência e aos sistemas de avaliação do mérito da produção científica, que são as bases para aferição do capital intelectual (Bourdieu) e da reputação científica (Whitley) e para a atribuição de recompensas acadêmicas, na forma de recursos e cargos. O autoplágio sem dúvida resulta da pressão por publicar, expressa no axioma "publish or perish".
• Advogada Dra. Mariana Costa Barbosa, assessora jurídica da Superintendência de Promoção Cultural (SUPROCULT), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia: A importância do registro em matéria autoral
Caráter declarativo do registro em matéria autoral versus Necessidade de prova prática. Órgãos e procedimentos apropriados para o registro. Cuidados básicos em matéria autoral.
• Advogado Dr. Rodrigo Moraes, Faculdade de Direito (DIR-UFBA):
Plágio e falsa acusação de plágio: sanções civis e criminais
Aborda o conceito de plágio, sua evolução histórica e as sanções civis previstas na vigente Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98). Será objeto de análise, também, a falsa acusação de plágio, que pode gerar danos morais e ser considerada crime contra a honra.
17:10 : Encerramento:
• Prof. Dr. Rubens Silva (ICI-UFBA);
• Profa. Dra. Alice González (ALJB).

14:00 : Mesa de abertura:

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SETEMBRO - TEXTOS

Para concluirmos os nossos trabalhos, deverão ler os seguintes materiais:

02/09 (sexta): NÃO PODERÁ SER TODA A TARDE. Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque (na fotocópia desde 31/08)

06/09 (terça): Rapunzel, Irmãos Grimm (na fotocópia desde ontem, 01/09), A literatura educa? Por que não educa mais?, Regina Zilberman (na fotocópia hoje, 02/09)

08/09 (quinta): Os dois textos de Terezinha Salete sobre cinema (na fotocópia desde o início do semestre)

09/09 (sexta): Exibição de curtas (animação) e análise

12/09 (terça): Exibição de curtas (animação) e análise

15/09 (quinta): Exibição de curtas (animação) e análise

16/09 (sexta): Exibição de curtas (animação) e análise

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Zeferina | A Rainha de Urubu

Meados do século XIX, a Bahia e o Brasil são marcados por diversos levantes, guerras e emboscadas. Nesse interim, surge a mulher que muda a trajetória das lutas negras na Bahia. Zeferina – A Rainha do Urubu, primeira montagem teatral do Coletivo de Investigação Cênica – CIC, núcleo das Artes do Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, estreia dia 01 e segue até o dia 17 de setembro de 2011, sempre de quinta a sábado, 20h, no Centro Cultural Plataforma. Ingressos R$ 8,00 e 4,00.

O espetáculo nasce da necessidade de aprofundar conhecimentos sobre essa personagem da história negra brasileira, possibilitando a criação de uma dramaturgia que englobe diversas discussões sobre as resistências quilombolas e as revoltas escravas no Brasil. Zeferina – A Rainha de Urubu retratará a vida da “rainha do quilombo do Urubu” que se levantou em 1826 contra a opressão social vivenciada no regime escravista. Sua trajetória de vida se confunde com a história de luta e resistência do povo nagô, tendo em vista seu papel protagonista na transformação social no Estado da Bahia. Este tema se universaliza por se tratar de uma parte da história marginalizada brasileira.

 
O quê: Espetáculo Zeferina – A Rainha de Urubu
Quando: De 01 a 17 de setembro de 2011, às 20h
Local: Centro Cultural Plataforma
Quanto: R$ 8 e R$ 4