quarta-feira, 8 de setembro de 2010

LITERATURA INFANTIL E BULLYING

O wikipédia traz o seguinte conceito para bullying:

"Bullying[1] é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma." http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

A professora Léa Santana, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXII da UNEB, em Euclides da Cunha, ministra no dia 9 de setembro, em Salvador, na Agência dos Correios da Pituba, às 15h, palestra sobre a literatura inanto-juvenil como estratégia de combate ao bullying. O evento é gratuito. Imperdível!


O bullying, apesar de bastante frequente entre os meninos, também é visto entre as meninas. Cada vez mais tem-se visto a agressividade entre as meninas em relação a outras meninas e meninos. Além disso, o bullying é caracterizado não apenas pela agressão física, mas, também verbal. Cabe a nós professores, diretores de escola, coordenadores identificar o problema e coibir tais práticas nas escolas.

3 comentários:

  1. OBRIGADA PELA RIQUEZA DE INFORMACOES...BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá Regy, tudo bem?
    Pois é, acho o asssunto muito interessante. No desenho animado Alvin e os Esquilos 2 há uma cena sobre o bullying quando os esquilos vão à escola e são perseguidos pelos rapazes. Eles ficam sem querer ir para as aulas, evitam as pessoas, se escondem, ficam amendrontados.

    ResponderExcluir
  3. Brenda maria Nacimento souza...
    olá...
    tenho 11 anos e acho que o assunto, bullying e muito inportate e que já esta virando um caso sério.tem pessoas no mundo enteiro sofrendo e acho que o mundo tem que se preucupar mais com o asunto por que tem pessoas se suisidando e se escluindo do mundo, dos amigos e etc. gente vamos ao combate ao bulling

    ResponderExcluir