segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ORIENTAÇÃO PARA OS GETs

Achei melhor que vocês pesquisassem os textos na internet, incentivando a pesquisa e a autonomia do estudante na construção do conhecimento. Segue abaixo algumas orientações sobre cada tópico. Existem críticos literários que trabalham há mais tempo como, por exemplo, REGINA ZILBERMAN e MARISA LAJOLO.

1 - Linguagem literária: a dimensão lacunar e polissêmica.

Este tópico deve destacar e explicar o texto literário como lugar do exercício da linguagem figurada, espaço de múltiplos sentidos. Que questão pode ser formulada a partir disto, tendo em vista a relação texto e leitor? Este tipo de linguagem é importante? Por quê? Ela se aproxima mais da função pedagógica ou estética? É possível que um texto possa unir de forma equilibrada o estético e o pedagógico? Exemplifique.

Sugeri o livro de Domingos Proença Filho, A Linguagem Literária.

2 - Literatura infantil e contexto sociocultural.
 
Em que circunstâncias socioculturais a literatura infantil se desenvolveu? A literatura pode interferir nas mudanças sociais e culturais? O livro de Regina Zilberman Literatura Infantil na Escola é exemplar. Há um outro texto no link abaixo que trata das condições socioculturais no Brasil da literatura infantil no Brasil.

3 - Literatura infantil e oralidade: a transmissão vocal de textos.
 
Este grupo focalizará na contação de histórias. Qual a importância desta modalidade narrativa? Quais os elementos da oralidade (linguagem oral) presentes na contação de história?

4 - Formas de apropriação contemporâneas da tradição oral.
 
Este grupo focalizará seu trabalho na tradição oral e da presença desta tradição nos textos contemporâneos. O que é tradição oral? Exemplifique. Por que é importante este componente nos textos? O que ela pode proporcionar ao leitor? Pesquisem o conceito de tradição oral e vejam se existem textos circulando no nosso cotidiano.

5 - Relações entre indústria editorial, mercado e estado.
 
Este grupo tratará de debater a relação entre a política da publicação e os diferentes grupos sociais. Vejam o que diz Cidinha da Silva sobre esta questão: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/09/22/interna_diversao_arte,448164/cidinha-da-silva-denuncia-o-preconceito-no-mercado-editorial-brasileiro.shtml.
 
Qual o papel do Estado no fomento às políticas editorias? Este grupo deveria ter ido ao Curso sobre Castro Alves que eu tanto divulguei nas redes sociais e na sala de aula, pois lá estavam dois editores: Myriam Fraga e Aleilton Fonseca. Vocês podem ainda entrevistar a diretora da editora da UNEB Nadja Nunnes, e pedir que ela fale um pouco sobre o assunto.
 
Este grupo deve ainda falar do mercado virtual, das disponibilidades para download das obras e das estantes e sebos virtuais.
 
Neste material, os dois capítulos são básicos para uma discussão.

6 - Escolarização da leitura de textos literários.
 
Este grupo tratará da do uso da literatura infantil nas escolas. Sugiro a leitura deste artigo http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem11pdf/sm11ss14_03.pdf. Pesquisem também entre as monografias de TCC. Visitem o setor e vejam se na estante vocês encontram algum material sobre o assunto. tentei pela internet, mas não consegui abrir.

7 - Produção nacional: a contribuição de Monteiro Lobato.
 
Existe um material vasto sobre Monteiro Lobato.
Sugiro um texto de Marisa Lajolo http://www.scielo.br/pdf/cp/n111/n111a13.pdf.
 

8 - Boom da literatura infantil na década de 70
 

Livro de Ligia Cadermatori O que é Literatura Infantil?
 
9 - Literatura e formação do leitor: o método recepcional.
 

10 - Produção de textos ficcionais na escola.

Este grupo deverá focar na prática pedagógica. É um estudo que pode ser feito de duas formas: ler o texto de alguém que pesquisou ou fazer a sua própria pesquisa. Se optar pela segunda, precisará escolher uma escola e buscar depoimentos de professores e alunos sobre o momento da composição ficcional, isto é, a produção de histórias nas aulas. A produção ficcional pode ser oral ou escrita. Qual a diferença entre ambas? Existe uma metodologia específica para cada uma?
 
 

11. Cinema e Educação


Este grupo tratará das narrativas fílmicas e o seu uso no espaço formal e informal da educação. Pesquisar o que é ESPAÇO FORMAL e ESPAÇO INFORMAL. No meu blog cinema e educação, vocês poderão ter acesso a reflexões sobre a relação cinema e educação.
http://cinemaeeducacao-uneb.blogspot.com.br/
 No link abaixo, vocês vão ler um texto pouco aprofundado, mas com questões interessantes. http://www.infoescola.com/pedagogia/relacao-entre-cinema-e-educacao/.

Acho importante que vocês analisem a partir da experiência de vocês, como o filme era usado na sala de aula. Contem as suas histórias e tragam como parte da reflexão de vocês. O ideal era que pudessem visitar uma escola e perguntar às professoras.

12 - Literatura e Novas Tecnologias

O que são as novas tecnologias? Qual a relação entre a literatura infanto-juvenil e essas novas tecnologias? Livro impresso ou digitalizado? O que são fanfics? A adaptação dos textos literários impressos para o espaço virtual.

http://revistas.usp.br/literartes/article/view/47172/50903




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário