Uma reflexão literária pode acontecer nos lugares mais inusitados. Encontrei-me com duas alunas no toalete e fiquei entusiasmada com os seus enstusiasmos. Falavam-me da alegria de terem descoberto possibilidades de trabalhar a literatura indisciplinarmente.
Estas alegrias são típicas de quem aprende a aprender, isto é, aprende que o conhecimento é gerado a partir de combinações conceituais, de ideias, que só podem ser produzidas pelo sujeito interpretativo.
Cada professor analisa a realidade de acordo com a sua visão de mundo, impressa desde a escolha do objeto, passando pelos dispositivos teóricos. Assim, cabe a cada aluno ou aluna escutar e elaborar a sua própria visão de mundo, que pode se aproximar de alguma visão do professor, sem, contudo, confundir-se com esta.
Apesar de ter sido um encontro tão rápido, como requeria o ambiente, o diálogo foi riquíssimo, revelando futuras professoras comprometidas com a formação literária da criança, com o desenvolvimento de sua sensibilidade, de sua humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário